Dois atletas capixabas estão em Ecaterimburgo, na Rússia, para disputar o Festival Esportivo Universitário, que acontece até o dia 31 deste mês. Milena Pizzin e Ramzy Novaes disputam as provas dos 100 metros borboleta e 50 metros peito, respectivamente.
Milena e Novaes garantiram vaga na competição internacional após serem campeões de suas provas na seletiva dos Jogos Universitários Brasileiro, o Jubs Seletiva, realizada em Brasília, em junho deste ano.
A competição está sendo acompanhada de perto pelo presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim, que está na Rússia como um dos oficiais da delegação brasileira.
“É uma experiência marcante e especial vir acompanhar de perto os atletas universitários capixabas e brasileiros. Tenho certeza que esta competição será um marco na vida deles e mostra que o trabalho que eles desempenham nos treinos está sendo bem feito. Tomara que eles consigam conquistar medalhas para o Brasil e o Espírito Santo”, frisou Amorim.
O festival
O Festival Esportivo Universitário conta com a participação de mais de 50 países que disputam 14 modalidades esportivas. Além do Brasil, nações como Argentina, China, India, Turquia, Servia, México e Equador encaminharam representantes.
Ao todo, mais de três mil atletas participam do torneio, que contará com 190 provas. O Brasil participa em cinco modalidades: natação, saltos ornamentais, basquete 3×3, vôlei feminino e futsal masculino.