foto 01

Capixabas conquistam 13 medalhas na primeira semana dos Jogos Universitários Brasileiros

Os atletas que representam o Espírito Santo na etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), realizado em Brasília, fizeram bonito durante a primeira semana de competição ao conquistar 13 medalhas para o Estado, sendo uma de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

O principal destaque da primeira semana, onde foram concentradas as disputas das modalidades individuais, foi Caio Marinato. Aluno da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), Marinato ganhou três medalhas na natação paradesportiva, sendo uma prata, nos 200m livres; e dois bronzes, nos 50m costas e 50m peito.

“Foi a minha primeira vez disputando o Jubs e já consegui conquistar três medalhas, algo inesperado até para mim, porque precisei ficar sem treinar um período nos últimos meses por conta de uma bronquite. Estou muito feliz com essas conquistas e também com a inclusão das modalidades paradesportivas dentro do Jubs, que vem desde o ano passado. Com certeza, quero voltar ano que vem e garantir ainda mais medalhas para o Espírito Santo”.

Quem também fez bonito e conquistou, até agora, a única medalha de ouro para o Espírito Santo durante a competição foi Arthur Batista, da UVV, campeão no jiu-jitsu, na categoria – 64 kg.

“Fiz três lutas durante toda a competição e a primeira foi a mais difícil, já que eu enfrentei um adversário que era mais graduado que eu. Fiquei muito feliz com o meu desempenho e, principalmente, com o resultado e a conquista dessa medalha de ouro, afinal isso mostra que o esforço nos treinos está dando certo”, disse o atleta.

Além de Caio e Arthur, outros nove atletas capixabas conseguiram subir ao pódio no Jubs, que é a principal competição universitária do País. As medalhas vieram na natação, atletismo, taekwondo e wrestling, modalidade que mais atletas teve entre os medalhistas, com seis.

Jubs Brasília
Principal torneio universitário do País, o Jubs está sendo disputado em Brasília (DF) e conta com a participação de mais de dois mil estudantes de todo Brasil, de mais de 100 instituições de ensino superior.

O torneio é realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e conta com a Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec) como uma de suas federações filiadas.

Confira as medalhas do Espírito Santo no Jubs

Ouro
Arthur Batista (UVV) – jiu-jitsu (-64 kg)

Prata
Caio Marinato (Faceli) – natação paradesportiva – 200m livre (classe S9)
Caio Dantas (Multivix) – wrestling (-65 kg)
Cristal Santana (Estácio de Sá) – wrestling (-50 kg)
Estevão Guimarães (Multivix) – wrestling (-125 kg)

Bronze
Adriana Moreira (Multivix) – wrestling (-68 kg)
Giovanna Queiroz (Multivix) – wrestling (-57 kg)
Samuel Melo (Multivix) – wrestling (-130 kg)
Caio Marinato (Faceli) – natação paradesportiva – 50m costas (classe S9)
Caio Marinato (Faceli) – natação paradesportiva – 50m peito (classe S9)
Milena Pizzin (Unesc) – natação (50m borboleta)
Yan Netto (Multivix) – atletismo (marcha atlética)
Gabriel Gobbi (Multivix) – taekwondo

cbdu

Delegação capixaba disputa Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília, com recorde de atletas

A primeira parte da delegação que vai representar o Espírito Santo nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) viajou, nesta terça-feira (8), para Brasília (DF), local da competição. Ao todo, mais de 200 pessoas, entre atletas, técnicos e staffs, vão representar o Estado na principal competição universitária do país, que será disputado a partir desta quarta-feira (9) até o dia 19 de outubro.

Os Jubs serão divididos em dois blocos: o primeiro, até o dia 13 de outubro, incluirá modalidades como atletismo, basquete X1, jiu-jitsu, e E-sports, como League of Legends e Free Fire. Já o segundo bloco, que se inicia no dia 13 e se estende até o dia 19, abrigará as modalidades coletivas, com jogos de basquete, futsal, vôlei, handebol, entre outras.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Espírito Santo consegue bater o seu próprio recorde com relação ao tamanho da delegação, segundo o presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim. “É a primeira vez que passaremos a barreira dos 200 inscritos e isso é uma alegria enorme para a Federação, pois mostra a força do esporte universitário aqui no Estado. Ao todo, são 213 pessoas durante as duas semanas, sendo 188 atletas”, comentou.

Com o aumento da delegação, a expectativa é que o número de medalhas também aumente. No ano passado, durante a edição do Jubs em Joinville (SC), o Espírito Santo encerrou sua participação com nove medalhas, sendo um ouro, três pratas e cinco bronze.

O vôlei masculino, com alunos da Multivix, foi o destaque nas modalidades coletivas, conquistando a única medalha dourada para o Estado. Nas individuais, destaque para os atletas do wrestling, que fecharam a competição com cinco conquistas.

“Estou muito esperançoso quanto ao número de medalhas. Acho que temos tudo para passarmos essas nove de 2023, principalmente porque o atletismo e a natação voltam a fazer parte dessa competição maior”, frisou Amorim.

Jubs

Esta será a terceira vez em quatro anos que o Jubs é realizado em Brasília. Nesta edição, aproximadamente sete mil participantes de todos os estados e do Distrito Federal participarão do evento. No total, 375 instituições de ensino superior (IES) vão competir em 31 modalidades, sendo 16 delas do Espírito Santo.

A ida da delegação capixaba para o Jubs tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).