JUBS-PRAIA-2025-2-984x553

Capixabas conquistam recorde de medalhas no Jubs Praia, em João Pessoa

A delegação capixaba encerrou de maneira histórica a sua participação na edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia), realizada em João Pessoa. Ao todo, foram 12 medalhas, sendo cinco de ouro, três de prata e quatro de bronze – resultado que supera as nove medalhas conquistadas na edição do ano passado, realizada no Rio de Janeiro.

As cinco medalhas de ouro foram todas conquistadas por alunos da Multivix, que foram campeões no beach tennis (masculino e misto), beach wrestling (masculino), vôlei de praia (feminino) e basquete 3×3 (masculino).

Além da medalha, os atletas do Basquete 3×3 ainda saíram da competição com outra surpresa: de que serão os representantes do Brasil no Pan-Americano da modalidade, que será realizado em Honduras, em 2026.

“Este título veio coroar todo o trabalho feito pelos atletas, que se dedicaram muito e chegaram aqui muito focados em terminar com o título. Vamos embora para o Espírito Santo ainda com essa ótima notícia de que seremos os representantes brasileiros no Pan”, disse o técnico da equipe João Victor Freitas.

As três medalhas de prata conquistadas pelos capixabas vieram no beach wrestling e cross training (feminino), e vôlei de praia (masculino). Já os quatro bronzes vieram no surf e aquathlon (feminino) e no beach soccer (masculino e feminino).

Presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim celebrou os resultados e fez questão de parabenizar todos os medalhistas. “Estamos voltando para o Espírito Santo extasiados. É gratificante ver o Estado subindo no pódio com tantos atletas, competindo e sendo referência em diversas modalidades. Quero parabenizar também as instituições de ensino superior que apoiam o esporte universitário e nos ajudam a garantir esses resultados”, disse.

Top-5

Além das 12 medalhas, o Espírito Santo volta de João Pessoa com mais três conquistas, todas com a Multivix: primeiro lugar geral no beach tennis masculino e o segundo lugar geral no beach tennis feminino e no wrestling masculino.

Confira todas as medalhas do ES no Jubs Praia

Ouro

Beach Tennis Misto (Brenda Vianna e Júlio Cabral / Multivix)

Beach Tennis Masculino (Júlio Cabral e Luís Felipe / Multivix)

Beach Wrestling Masculino (Samuel Mello/Multivix)

Basquete 3×3 Masculino (Multivix)

Vôlei de Praia Feminino (Maria Luiza/Julhia /Multivix)

Prata

Beach Wrestling Feminino (Stefany Ferreira/Multivix)

Cross Training Feminino (Laura Galazi/Faesa)

Vôlei de Praia Masculino (Isac/Gustavo – Multivix)

Bronze

Aquathlon Feminino (Vitória Moscon/Unesc)

Surf Feminino Shortboard (Julia Silva/UFES)

Beach Soccer Feminino (Multivix)

Beach Soccer Masculino (Multivix)

54766429464_7a7aa23a8a_o

Guarapari é confirmada como sede da edição nacional do Jubs Praia 2026

A cidade de Guarapari foi confirmada como a sede da edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia) 2026. O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (04), pelo presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto, em João Pessoa (PB), onde acontece a edição deste ano da competição. O presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim, o prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, e o secretário de esportes da cidade, Lennon Monjardim, também participaram da solenidade.

Segunda principal competição do calendário da CBDU, o Jubs Praia é disputado anualmente e reúne, em média, dois mil estudantes universitários de todo o Brasil durante uma semana de atividades.

De acordo com a Confederação, a competição será realizada entre os dias 03 e 09 de maio, com a arena esportiva sendo montada na Praia de Meaípe. A previsão é que o torneio tenha, pelo menos, 12 modalidades, entre elas: beach soccer, beach tennis, beach wrestling, futevôlei, vôlei de praia, surf, entre outros.

O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, celebrou a confirmação e ressaltou como eventos como esse são importantes para a cidade se desenvolver ainda mais. “Estamos muito felizes com essa confirmação. Guarapari tem se acostumado a receber grandes eventos e é muito importante que a gente siga nesse caminho. Receber estudantes de todo o Brasil aqui na nossa cidade será um privilégio muito grande e traz benefícios também para o turismo e economia da nossa cidade, já que este torneio ajuda a elevar a taxa de ocupação dos hotéis e movimenta o comércio local.

Ter um evento do calendário nacional universitário de volta no Espírito Santo também mostra como a federação local está alinhada com as diretrizes nacionais. O presidente da Fuec, Gustavo Amorim, fez questão de agradecer a CBDU e prometeu que o evento no Estado ficará marcado para a história.

“Estamos muito felizes de receber novamente um evento deste porte aqui na nossa casa, afinal faz quase 15 anos que o Espírito Santo não sedia o Jubs Praia. Quero agradecer publicamente ao Alim, presidente da CBDU, pela confiança e garantir a todos que será um evento incrível, assim como todos os que realizamos pela Fuec”, frisou.

Histórico

A cidade de Guarapari volta a ser sede dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) 26 anos depois de ter recebido a competição pela primeira vez. Na época, em 2000, o Jubs foi realizado no Sesc da cidade. Tratando especificamente do Jubs Praia, esta será a segunda edição em solo capixaba, uma vez que o torneio já foi disputado em Anchieta, em 2013.