WhatsApp Image 2025-10-18 at 19.42.49

Espírito Santo bate recorde de medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs)

A delegação do Espírito Santo conquistou 19 medalhas durante a segunda semana dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), realizada em Natal (RN). As conquistas, somadas as sete medalhas do primeiro bloco, fazem o Estado terminar a principal competição universitária do Brasil com 26 medalhas, sendo oito de ouro, cinco de prata e 13 de bronze.

O resultado expressivo em Natal ajudou os atletas do Estado a superarem, com muita folga, o próprio recorde da delegação capixaba, que era de 19 medalhas.

“Finalizamos o Jubs extremamente felizes e realizados. Acompanhar esses atletas fazendo história com a camisa do Espírito Santo não tem preço. Isso mostra como o esporte universitário capixaba é sério, bem disputado e com atletas de alto nível. É realmente parabenizar a todos pelo excelente trabalho”, celebrou Gustavo Amorim, presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec).

Quem brilhou?

Nesta segunda semana de Jubs, o Espírito Santo conquistou medalhas em sete modalidades: basquete, natação, natação paralímpica, cheerleading, futsal, karatê e wrestling.

Entre as modalidades individuais, os nadadores Milena Pizzin, da Unesc, e Caio Marinato, da Faceli, foram os grandes destaques. Milena conquistou ouro e prata, nos 50m e nos 100m borboleta, respectivamente. Já Marinato levou cinco medalhas na natação paradesportiva, sendo duas de prata e três de bronze, na natação paradesportiva.

Nas modalidades coletivas, o basquete brilhou, sendo campeão no masculino e no feminino, ambos com alunos da Multivix. Treinador das duas equipes, João Victor Freitas, comemorou a dobradinha.

“Conquistar a medalha de ouro nos dois naipes [feminino e masculino] é algo histórico para o basquete capixaba. Fico muito feliz de conduzir esses atletas nessa jornada. Quero agradecer de novo a todos pelo empenho e dedicação”, finalizou.

Confira todas as medalhas do Espírito Santo na 2ª semana do Jubs

Natação 🏊🏽

🥇OURO: 50m borboleta Fem | Milena Pizzin (Unesc)

🥈PRATA: 100 borboleta Fem | Milena Pizzin (Unesc)

Natação Paradesportiva 🏊‍♂️

🥈PRATA: 200m livre S-9 | Caio Marinato (Faceli)

🥈PRATA: 100m livre S-9 | Caio Marinato (Faceli)

🥉BRONZE: 50m costas S-9 | Caio Marinato(Faceli)

🥉BROZE: 50m peito S-9 | Caio Marinato (Faceli)

🥉BRONZE: 50m livre S-9 | Caio Marinato (Faceli)

Karatê 🥋

🥇OURO: Kata FEM | Victoria Tatagiba (Multivix)

🥉BRONZE: Kata MASC | Vicente Bolzonello (Vale do Cricaré)

🥉BRONZE: Kumite +84 Kg | Kauan Santos (Multivix)

Wrestling 🤼

🥇OURO: Estilo Livre até 62kg FEM | Stefany dos Santos (Multivix)

🥉BRONZE: Estilo Greco-Romano até 130kg MASC | Samuel Mello (Multivix)

🥉BRONZE: Estilo Livre até 65kg MASC | Caio Dantas (Multivix)

Cheerleading 📣

🥉BRONZE: Team Cheer (UVV)

🥉BRONZE: Group Stunt (UVV)

🏆 Vice-Campeã Geral do Cheerleading (UVV)

Futsal Feminino

🥈PRATA: (Multivix)

Basquete

🥇OURO: Basquetebol Feminino (Multivix)

🥇OURO: Basquete Masculino (Multivix)

IMG_9910 (1)

Atletas capixabas conquistam sete medalhas na primeira semana do Brasileiro Universitário

Os atletas do Espírito Santo conquistaram sete medalhas durante a primeira semana de disputas dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), principal competição País, que está sendo realizada em Natal (RN).

O bom resultado veio graças ao bom desempenho dos atletas do jiu-jitsu, que deixaram a capital do Rio Grande do Norte com cinco medalhas, sendo três de ouro e quatro de bronze.

Campeão do Jubs no ano passado, Arthur Marques fez história novamente ao se sagrar bicampeão universitário na categoria -64 kgs. Aluno da UVV, o atleta contou que precisou fazer quatro lutas até garantir a medalha de ouro, mais uma vez.

“Estou muito feliz com mais esta conquista porque o título deste ano foi mais difícil que do ano passado, quando venci em Brasília. Disputei mais lutas e enfrentei ainda um lutador que já é profissional. Este é o tipo de campeonato que gosto de disputar e saio feliz com o resultado”.

Além de Marques, quem também brilhou foi Grasielly Siqueira, da Multivix, que, em sua primeira participação no Jubs, já conquistou a medalha de ouro. “Termino o Jubs com o sentimento de dever cumprido, afinal foram meses de treinos e muita dedicação para essa competição. Poder representar meu Estado e a minha faculdade é uma experiência única que vai ficar marcada na minha vida”, celebrou.

As outras três conquistas do jiu-jitsu vieram com as atletas Yasmin Henker (UVV), Lavínia Vieira (FDV) e Maria Izabel (Ifes Vitória), todas medalhas de bronze.

Mais medalhas

Além das medalhas no jiu-jitsu, o Espírito Santo também subiu no pódio com outras duas modalidades. No vôlei feminino, a equipe da Multivix foi campeã ao vencer a equipe da Uninassau (PB) na final, por 3 sets a 1. Já no taekwondo, Lucas Lutzke ficou com o bronze na categoria até 80 kgs.

Segunda semana

As modalidades do segundo bloco do Jubs já começam a ser realizadas nesta segunda-feira (13). A expectativa dos capixabas é por medalhas no basquete, futsal, atletismo, natação e jogos eletrônicos.

Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o Jubs conta, este ano, com a participação de mais de sete mil estudantes de 312 instituições de ensino superior.

Confira todos os medalhistas da primeira semana do Jubs Natal 2025

Ouro

  • Arthur Marques – jiu-jitsu (UVV)
  • Grasielly Siqueira – jiu-jitsu (Multivix)
  • Vôlei feminino (Multivix)

Bronze

  • Lavínia Vieira – jiu-jitsu (FDV)
  • Maria Izabel – jiu-jitsu (Ifes Vitória)
  • Yasmin Henker – jiu-jitsu (UVV)
  • Lucas Lutzke – taekwondo (Multivix)

IMG_8800

Capixabas disputam principal competição universitária do Brasil, em Natal

Com recorde de atletas, a delegação do Espírito Santo inicia, nesta segunda-feira (6), a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que é a principal competição do calendário universitário nacional – organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Após seis anos, o Jubs volta a ser realizado no Nordeste, na cidade de Natal (RN), até o dia 19 de outubro. A previsão é que mais de três mil atletas de todo o Brasil participem do torneio, disputando 22 modalidades entre esportes de quadra (futsal, vôlei, handebol e basquete), lutas (karatê, taekwondo, jiu-jitsu e judô), e outras modalidades como natação, xadrez, tiro com arco e competições de esportes eletrônicos.

Espírito Santo

Pelo quinto ano seguido, o Estado chega ao Jubs com uma delegação de tamanho recorde, contando com 169 atletas participantes, além de 26 staffs (técnicos, dirigentes e outros profissionais). Ao todo, são mais de 10 Instituições de Ensino Superior (IES’s) participantes, entre elas a Ufes, UVV, Multivix, Faesa, Estácio de Sá, Unisales, FDV, entre outras.

Com relação às medalhas, a previsão é que o Espírito Santo também termine a competição com um novo recorde. Segundo o presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim, a estimativa para a delegação é de 20 conquistas.

“Ano passado, em Brasília, nossos atletas conquistaram 19 medalhas durante o torneio. Para este ano, a ideia é chegar a 20 medalhas e bater nosso próprio recorde. Acredito que temos uma delegação capacitada, com atletas de ponta, e que podem chegar nessa meta”, frisou.

Serviço
Jogos Universitários Brasileiros – Jubs

Local: Natal (RN)
Data: de 6 a 19 de outubro
Número de participantes: 165 atletas capixabas e aproximadamente 3 mil atletas de todo Brasil