O ano de 2023 chega ao fim com muitas conquistas e afirmações para o esporte universitário do Espírito Santo. Por isso, nada melhor do que fazer uma retrospectiva de tudo que aconteceu durante este período no esporte universitário capixaba e nacional. Vem com a gente acompanhar tudo que a Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec) realizou e participou durante o ano.
Competições nacionais:
25 medalhas no total, nas quatro principais competições do ano: Jubs, Jubs Praia, Jubs Seletiva e Campeonato Brasileiro de Fut-7.
Das 25 medalhas, cinco são de ouro; 10 de prata e outras 10 de bronze.
Destaques no Brasil e mundo a fora:
Nos torneios disputados em solo brasileiro, os times masculinos da Multivix se destacaram. No beach soccer, a equipe foi a grande campeã do Jubs Praia ao vencer a equipe da Uninassau (PE), por 3 a 2. Já no Fut 7, o time ficou com a medalha de prata, após derrota na final para a Uninassau (BA) por 5 a 3.
No individual, destaque para o wrestling, que ganhou 9 das 25 medalhas capixabas nas competições nacionais, e a natação. Graças aos resultados alcançados no Jubs Seletiva, os nadadores capixabas Ramzyy Novaes e Milena Pizzin foram convidados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) para participar do Festival Esportivo Universitário, que aconteceu em Ecaterimburgo, na Rússia.
Participação no Jubs e Jubs Praia:
Jubs Praia, em São Luís (MA): delegação com 85 pessoas, sendo 71 atletas e outras 14 pessoas divididas entre técnicos, dirigentes e staffs.
Jubs, em Joinville (SC): delegação com 157 pessoas, sendo 135 atletas, treinadores e staffs
…e pelo ES:
- Junes Praia: mais de 150 atletas competindo em 10 modalidades;
- Junes: mais de 800 atletas competindo em 13 modalidades;
- Jaes: em sua segunda edição, mais de 1000 atletas de três estados (ES, MG e RJ) competindo em 10 modalidades, além de participarem de festas e outras atividades esportivas e culturais.