Com recorde de atletas, a delegação do Espírito Santo inicia, nesta segunda-feira (6), a disputa dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que é a principal competição do calendário universitário nacional – organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Após seis anos, o Jubs volta a ser realizado no Nordeste, na cidade de Natal (RN), até o dia 19 de outubro. A previsão é que mais de três mil atletas de todo o Brasil participem do torneio, disputando 22 modalidades entre esportes de quadra (futsal, vôlei, handebol e basquete), lutas (karatê, taekwondo, jiu-jitsu e judô), e outras modalidades como natação, xadrez, tiro com arco e competições de esportes eletrônicos.
Espírito Santo
Pelo quinto ano seguido, o Estado chega ao Jubs com uma delegação de tamanho recorde, contando com 169 atletas participantes, além de 26 staffs (técnicos, dirigentes e outros profissionais). Ao todo, são mais de 10 Instituições de Ensino Superior (IES’s) participantes, entre elas a Ufes, UVV, Multivix, Faesa, Estácio de Sá, Unisales, FDV, entre outras.
Com relação às medalhas, a previsão é que o Espírito Santo também termine a competição com um novo recorde. Segundo o presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim, a estimativa para a delegação é de 20 conquistas.
“Ano passado, em Brasília, nossos atletas conquistaram 19 medalhas durante o torneio. Para este ano, a ideia é chegar a 20 medalhas e bater nosso próprio recorde. Acredito que temos uma delegação capacitada, com atletas de ponta, e que podem chegar nessa meta”, frisou.
Serviço
Jogos Universitários Brasileiros – Jubs
Local: Natal (RN)
Data: de 6 a 19 de outubro
Número de participantes: 165 atletas capixabas e aproximadamente 3 mil atletas de todo Brasil