Corrida Universitária: superação também para o público da terceira idade

Um recomeço e a chance de escrever uma nova história por meio da corrida de rua. É dessa forma que o Antônio Dalvi (na foto, número 165), de 69 anos, vem encarando este novo momento da vida.

Bancário aposentado, ele começou a participar de corridas de rua há quatro anos, após algumas complicações de saúde. No último domingo (10), ele participou da Corrida Universitária, em Jacaraípe, e completou mais uma prova de 5 km, com o tempo de 29:46, superando outros 15 corredores.

Realizada pela Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), a prova contou com duas categorias: universitária e aberta, nos naipes masculino e feminino.

“Eu recebi o convite para participar dessa corrida com muita alegria. A minha vida toda, eu joguei futebol, participava de pelada com os amigos e, depois da minha aposentadoria, eu comecei a ter alguns problemas de saúde e precisei fazer várias operações. As duas mais críticas foram para retirada de dois cânceres, de pâncreas e de próstata. Depois dessas operações, eu precisava voltar a fazer alguma atividade física, pois estava me achando uma pessoa muito dependente de remédios e sem tanta vitalidade”, disse o emocionado Dalvi.

Tentativas

O contato com as provas de rua veio por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), realizado em Jacaraípe, em parceria com a prefeitura da Serra.

“Eu encontrei no Proef essa união e essa congregação de pessoas que estão me ajudando a recuperar aquilo que eu tinha anteriormente. Foi lá, inclusive, que eu comecei a recuperar minha autoestima e voltar a fazer atividade física. Faço 69 anos esta semana e estou me sentindo um jovem”, disse.

O grupo de corrida do Proef, o Proef Runners, conta com, aproximadamente, 20 pessoas e surgiu dentro do próprio grupo de atividade física da instituição, como destaca a professora Aline de Souza.

“A atividade física é algo muito importante, que traz benefícios para pessoas de todas as idades, além da manutenção da saúde e também da interação social que eles adquirem dentro do grupo”, frisou.

Os treinos acontecem todas as terças e quintas-feiras, a partir das 7 horas, na Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, e é aberto ao público.

Comments are closed.