A delegação capixaba que participa dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) embarca, neste sábado (17), para Brasília, onde acontece a competição.
Principal torneio universitário do País, o Jubs será realizado entre 18 e 25 deste mês e reunirá, aproximadamente, seis mil atletas de todo o Brasil, em disputas de mais de 15 modalidades, entre elas futsal, basquete, vôlei, handebol, atletismo, natação e judô.
Ao todo, a delegação capixaba contará com a presença de 180 pessoas. Desse total, 150 são atletas, que representam diversas instituições de ensino superior do Estado, como Ufes, Multivix, UVV, Estácio de Sá, entre outras. No ano passado, 145 pessoas representaram a delegação capixaba no Jubs 2021, que também aconteceu em Brasília.
Quarto colocado no ano passado, o time de futsal masculino é um dos favoritos a trazer medalhas para o Espírito Santo. Também há grandes chances de medalhas no handebol, vôlei, atletismo e natação.
Gustavo Amorim, presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), contou sobre a expectativa da competição.
“Estamos indo com uma delegação grande e bastante qualificada. Acredito que temos chances de melhorar os resultados que obtivemos ano passado. Estamos confiantes”, disse Amorim.
Ano passado
Em 2021, o Espirito Santo terminou os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) com 16 medalhas, entre modalidades coletivas e individuais. As conquistas foram divididas em sete medalhas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.
Uma das medalhas de ouro foi conquistada pelo velocista Paulo André Camilo, representando a Multivix. Além de ter participado do último Big Brother Brasil, o atleta também esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio.