Repetindo os anos anteriores e reafirmando o favoritismo, a Hydra, atlética unificada da Multivix, se sagrou tetracampeã dos Jogos das Atléticas do Espírito Santo (Jaes). Ao todo, a equipe conquistou 219 pontos na classificação geral do torneio, que terminou no último domingo (23). As atléticas Frank (Ed. Física/Ufes), com 166 pontos; e Imperador (UVV), com 157 pontos, completaram o pódio.
Na segunda divisão, o título ficou com a Chapola Med Ufes, com 180 pontos. Iffenix, com 158 pontos; e Financeiras, com 153 pontos, terminaram na segunda e terceira colocação, respectivamente. Em 2026, as duas primeiras atléticas sobem para a primeira divisão, no lugar da Tigres e Estasinistros, últimas colocadas na Série A e que foram rebaixadas.
O evento
Realizado pela Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), o Jaes contou com a participação de mais de 1200 estudantes universitários do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que representaram 19 atléticas.
Além das festas, já super famosas entre os estudantes, o Jaes contou também com disputas em 14 modalidades: basquete, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia, futevôlei, xadrez, cabo de guerra, tênis de mesa, jiu-jítsu, beach tennis, futmesa, poker e cheerleader.
Sempre competitivo, o cabo de guerra foi, novamente, uma atração a parte, com as equipes se esforçando ao máximo pelo título, que ficou com a Imperador (feminino) e Isefuria (masculino), na primeira divisão; e Iffenix e Aufa, na segunda divisão.
Presidente da Fuec, Gustavo Amorim agradeceu a participação dos estudantes e elogiou o nível da competição, que vem ganhando cada vez mais público.
“Posso dizer que, assim como nos outros anos, o Jaes foi um sucesso absoluto. Ficamos felizes de entregar mais um evento completo para os atletas, que nos ajudaram a abrilhantar a competição com boas disputas e muita energia. Encerramos o ano de 2025 com o maior número de competições realizadas pela Fuec e isso também nos orgulha”, comentou.
Realização
O Jaes foi realizado entre os dias 20 e 23 de novembro pela Fuec e a Sette Entretenimento, com o apoio do Ministério dos Esportes, por meio de emenda parlamentar federal. Ao todo, cinco ginásios foram utilizados para a competição.
Classificação geral do Jaes
Série A
Hydra – 219 pontos
Frank – 166 pontos
Imperador – 157 pontos
Isefuria – 135 pontos
Castor – 132 pontos
Grifos – 94 pontos
Tigres – 90 pontos
Estasinistros – 56 pontos
Série B
Chapola Med Ufes – 180 pontos
Iffenix – 158 pontos
Financeiras – 153 pontos
Aufa – 142 pontos
Biggdogs – 98 pontos
UUF Campos – 90 pontos
Doutrinadores – 75 pontos
Ururau – 67 pontos
Vikings – 60 pontos
Selvagens – 40 pontos
