WhatsApp Image 2024-08-24 at 17.52.39

Nove atletas capixabas são convocados para disputar Campeonato Mundial Universitário

Nove atletas do Espírito Santo, oito da Multivix e um da UVV, foram convocados para representar o Brasil durante a disputa do Campeonato Mundial Universitário de Esportes de Praia, que acontece no Rio de Janeiro (RJ) durante os dias 2 e 8 de setembro.

Os atletas vão participar das disputas de beach soccer, beach hand, beach wrestling e vôlei de praia, disputando a competição contra atletas universitários de 34 países, como Estados Unidos, Polônia, China, Austrália, Colômbia, Portugal, entre outros.

Todos os capixabas convocados para a Seleção Brasileira participaram da edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia), realizada na semana passada, também na capital carioca. Durante o torneio, todos alcançaram bons resultados em suas modalidades, ficando, pelo menos, com o segundo lugar na competição.

Beach soccer

Cinco dos nove convocados são do beach soccer: Lucas Honorato, João Victor Mendes, Thiago Dias e Miguel Gomes, pelo masculino; e Flávia Helena, no feminino. Além dos atletas, o técnico capixaba Thiago Antunes também vai estar no torneio, comandando a equipe masculina do Brasil.

“Estou muito feliz com essa oportunidade de representar minha faculdade e meu Estado. É um cenário que eu sempre desejei estar e uma oportunidade única para nós, atletas. Acredito que vai ser uma competição muito difícil, mas tenho certeza que o Brasil, por jogar em casa, tem grandes chances de medalha”, disse Lucas Honorato.

No vôlei de praia, a dupla Karen e Maria Luiza vai ter a oportunidade de disputar o Mundial pela segunda vez seguida, afinal elas também estiveram na última edição do torneio, disputada em 2022, em Maceió (AL).

Apesar da primeira participação não ter sido das melhores, Maria Luiza acredita que o amadurecimento pode pesar a favor delas nesta nova participação.

“A experiência do primeiro mundial foi muito boa, mas o desempenho não foi aquele que nós duas esperávamos. Tivemos muita dificuldade na parte física e isso fez diferença. Dessa vez, no entanto, acredito que a gente consiga ir melhor, temos treinado muito e focado naquilo que a gente precisa melhorar. Vamos dar o nosso máximo para sair da competição com uma boa participação”, comenta.

As outras duas atletas capixabas convocadas são Alany Hilary, no beach hand, e Mayra Fantin, que vai disputar o beach wrestling, na categoria -70 kg.

WhatsApp Image 2024-08-25 at 14.35.56

Equipes capixabas vencem finais e se sagram campeãs brasileiras universitárias

As equipes capixabas de beach soccer e futevôlei feminino se sagraram, neste fim de semana, campeãs brasileiras universitárias. Os títulos foram conquistados durante a disputa da edição de praia dos Jogos Brasileiros Universitários (Jubs Praia), que aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), durante toda a última semana.

O título no beach soccer veio após uma campanha perfeita, com cinco vitórias em cinco jogos, e triunfo na final sobre a equipe da Unit (SE), por 6 a 3. Capitã e artilheira da equipe, Silvana Neves foi o grande destaque do time capixaba, que contava com alunas da Multivix. 

“Estou muito feliz com essa conquista. Já disputei diversas outras finais de beach soccer, inclusive de Mundial, mas esse título foi muito especial. Espero que este tenha sido o primeiro de muitos títulos da nossa equipe”, celebrou a atleta.

No futevôlei feminino, também com as alunas da Multivix Rayane Servare e Ana Rondelli, o Espírito Santo conquistou o título ao vencer a equipe da Paraíba, por 2 sets a 0. O jogo reeditou a final do brasileiro universitário do ano passado, quando as paraibanas levaram a melhor.

Considerada uma das melhores jogadoras de futevôlei do mundo, Rayane Servare valorizou a conquista, em seu último ano como atleta universitária. “Levar um título desse para o Espírito Santo é muito importante para mim. Estou muito feliz de conseguir essa medalha de ouro em meu último ano podendo participar do brasileiro universitário. Quero agradecer a minha dupla por essa importante conquista”, contou.

Mais medalhas

Além dos dois ouros, o Espírito Santo volta do Rio de Janeiro com outras seis medalhas, totalizando oito conquistas, sendo três de prata e três de bronze, garantindo assim o melhor desempenho do Estado no Jubs Praia. Em 2023, em São Luís (MA), os capixabas conquistaram sete medalhas – um ouro, duas pratas e quatro bronze.

As pratas vieram no beach soccer masculino, vôlei de praia feminino e beach wrestling. Os três bronzes foram conquistados no beach wrestling (duas medalhas) e no cross training. 

Medalhas do ES no Jubs Praia

Ouro

Futevôlei feminino (Multivix)

Beach soccer feminino (Multivix)

Prata

Beach soccer masculino (Multivix)

Vôlei feminino (Multivix)

Beach Wrestling- Mayra Fantin (UVV)

Bronze

Beach Wrestling – Cristal Santana (Estácio de Sá) 

Beach Wrestling – Caio Cuzzuol (Multivix)

Cross Training – Julio Cesar Faria (Estácio de Sá)

 

Beach Wrestling - 3 medalhas

Capixabas ganham as primeiras medalhas nos Jogos Universitários de Praia

O Espírito Santo ganhou, nesta sexta-feira (23), suas primeiras medalhas na edição de praia nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia). Segunda competição mais importante do ano, o evento acontece nas areias de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ) até este domingo (25).

Todas as três medalhas foram conquistadas no beach wrestling. Mayra Fantin, da UVV, foi derrotada na final, mas terminou com a prata na categoria – 70 kg. Além dela, Cristal Santana, da Estácio de Sá, e Caio Cuzzuol, da Multivix, levaram o bronze, nas categorias -50 kg e -70kg, respectivamente. 

“Não levou o ouro, mas foi um resultado muito bom e uma conquista enorme pra mim, até porque estou voltando de uma lesão onde fiquei um bom tempo sem treinar. Este é o meu primeiro Jubs Praia e já voltar com uma medalha para o Espírito Santo é realmente muito importante”, frisou Mayra, que ficou com a prata após ser derrotada na final por uma atleta de São Paulo. 

Neste sábado (24), a competição segue com as disputas da semifinais do beach soccer, com as equipes feminina e masculina da Multivix disputando seus jogos a partir das 9 horas.

Quem também disputa a semifinal neste sábado é a dupla do futevôlei feminino, Ray e Ana Cristina. Vice-campeãs ano passado, elas venceram o jogo das quartas de final por 18 a 4 e seguem fortes na briga pela medalha de ouro.

Vôlei de praia

As duplas do vôlei de praia também seguem vivas na competição. No masculino, Matheus e Vinicius encaram a dupla da Unicesumar (MT), por uma vaga na semifinal. Já no feminino, Karen e Maria Luiza vão enfrentar as meninas da UFC (CE), também em duelo válido pelas quartas de final.

Os Jubs Praia são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e reúnem mais de dois mil atletas de todo o Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

c6bc7a48-3b26-4941-9166-e12c18021a0c

Equipes capixabas estreiam com vitória no Jubs Praia, no Rio de Janeiro

As equipes capixabas iniciaram, nesta terça-feira (20), suas participações na edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia) com bons resultados. Ao todo, foram cinco jogos e quatro vitórias na competição que acontece na praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, e reúne estudantes universitários de todo o Brasil.

Dispostos a comprovar todo o favoritismo que tinham na estreia, as equipes do vôlei de praia, todas representadas por alunos da Multivix, não deram chance aos adversários e venceram todos os jogos por 2 sets a 0.

No feminino, a dupla Karen e Maria Luiza venceu a equipe da Uninassau (AL). No masculino, Matheus Oliveira e Vinicius Ahnert venceram a dupla da UFSM (RS). No quarteto misto, a vitória foi contra a equipe da UFPI (PI).

“É minha primeira vez disputando o campeonato universitário e estou bem feliz. Acho que fizemos um bom jogo, pois conseguimos controlar a partida desde o início. Agora é continuar focado para conseguir o principal objetivo que é a medalha de ouro”, disse Vinicius Ahnert.

Beach soccer

A última vitória capixaba nas areias cariocas nesta terça-feira, veio com a equipe feminina de beach soccer. Em um jogo muito movimentado e bem disputado, as meninas da Multivix venceram o time da Unit (SE), por 3 a 2.

Beach Hand

A única derrota da delegação capixaba aconteceu no beach hand masculino, com o time da Ufes sendo derrotado por 2 sets a 0 para o time da Uniateneu (CE).

IMG_0599

Delegação capixaba embarca para disputa do Jubs Praia, no Rio de Janeiro

Setenta e sete atletas do Espírito Santo viajam, nesta segunda-feira (19), para o Rio de Janeiro (RJ), onde disputam a edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia). A delegação completa contará com 92 pessoas, somando ainda treinadores e staffs.

Segunda principal competição universitária do País, o torneio vai reunir mais de dois mil atletas de todo o Brasil na Cidade Maravilhosa até o próximo domingo (25).

Segunda maior delegação do torneio, os capixabas participarão das 12 modalidades em disputa: Águas Abertas, Basquete 3×3, Beach Hand, Beach Soccer, Beach Tennis, Beach Wrestling, Cross Training, Futevôlei, Skate, Surf, Vôlei de Praia (duplas) e Vôlei de Praia (4×4 misto).

“Estamos muito felizes e é motivo de orgulho a quantidade de atletas que estamos levando para o Jubs Praia. Isso mostra como o Espírito Santo, cada vez mais, tem crescido e se fortalecido no esporte universitário”, conta Gustavo Amorim, presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec).

Durante a competição, o Espírito Santo será representado por atletas de 10 instituições de ensino superior: Ufes, Multivix, UVV, Estácio de Sá, FDV, Unisales, Ifes, Unesc, Fucape e Unigrande.

Retrospecto

No ano passado, na edição realizada em São Luís (MA), a delegação capixaba terminou o Jubs Praia com sete medalhas, sendo quatro de bronze, duas de prata e uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze, seu melhor resultado na história.

Atual campeão brasileiro, o beach soccer masculino vai ao torneio para defender o título e buscar o bicampeonato. Na modalidade, o Estado será novamente representado pela Multivix.

455360974_18249320374271292_686410198195099

Fuec participa de debate sobre esporte universitário e organização das atléticas com alunos da Ufes

O presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim, participou, na noite desta terça-feira (13), de um debate sobre o esporte universitário e a organização das atléticas e ligas.

O encontro aconteceu no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES) e contou com a participação dos estudantes do curso e integrantes das atléticas da Universidade.

Mediado pela professora Paula Cristina da Costa Silva, o debate contou também com a presença de João Victor Queiroz, presidente da liga da Universidade Federal de Goiás (UFG), e de Harian Braga, que foi um dos fundadores da liga da Unicamp e atualmente é professor universitário da instituição. 

Na oportunidade, Gustavo Amorim falou sobre o desenvolvimento do esporte universitário no Espírito Santo, sobre a importância das ligas e das atléticas para o desenvolvimento do esporte universitário, além das competições realizadas pela Fuec a nível estadual e nacional.

“Foi um evento bem legal, onde nós conseguimos debater coisas importantes para o esporte universitário capixaba. Acredito que o nosso desenvolvimento só seguirá sendo constante com a participação dos estudantes e estruturação das atléticas e ligas. Agradeço a professora e aos alunos da Ufes pelo convite e espero que outros eventos como esse sejam realizados”, finalizou.

IMG_0529

Equipes capixabas finalizam preparação para a disputa do Jubs Praia, no Rio de Janeiro

Os atletas capixabas que vão representar o Espírito Santo na edição de praia dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs Praia), realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 19 a 25 de agosto, seguem em reta final de preparação para a segunda maior competição universitária do Brasil.

Ano passado, na edição disputada em São Luís (MA), o Estado terminou com sete medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Agora, na edição do Rio de Janeiro, a intenção é buscar ainda mais medalhas.

Atuais campeões brasileiros universitários de beach soccer, o time masculino da Multivix vem treinando forte para defender o título em terras cariocas. Segundo o treinador da equipe, Thiago Antunes, apesar da equipe ter sofrido algumas mudanças, a expectativa por medalha é alta.

“Apesar da base ter mudado um pouco, em virtude do limite de idade, acredito que a nossa equipe chegue bem forte e esteja entre as mais fortes do torneio. A maioria dos nossos atletas acabaram de disputar o Campeonato Estadual sub-20 de beach soccer e outros participaram de competições na Europa. Então, acredito que eles chegarão ao torneio em altíssima performance”.

Beach Wrestling

Modalidade que mais garantiu medalhas para o Espírito Santo no Jubs Praia do ano passado (4 das 7), o beach wrestling também chegará fortalecido na competição deste ano.

Ao todo, são oito atletas capixabas que disputarão a modalidade no Rio de Janeiro, quatro homens e quatro mulheres. Segundo o treinador Vinicius Abreu, os atletas têm totais condições de repetir o bom desempenho do ano passado.

“O Espírito Santo tem muita tradição na modalidade, mas a luta na areia é totalmente diferente da tradicional, em função do piso e de algumas regras que mudam. Mas, pelo nível dos nossos atletas, acredito que a gente tem chance de trazer medalhas novamente para o Espírito Santo”, frisou.

Jubs Praia

Realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o Jubs Praia vai reunir mais de dois mil atletas de todo o Brasil no Rio de Janeiro, entre os dias 19 a 25 de agosto.

A delegação do Espírito Santo no Jubs Praia contará com 92 pessoas, sendo 77 atletas e 15 staffs.