A Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec) encerra mais um ano inovando no tratamento e cuidado com os atletas que disputam as competições universitárias. Pelo segundo ano consecutivo, a Fuec colocou profissionais de fisioterapia para atender em todos os seus eventos – desde o início do ano, nas seletivas para o Jogos Universitários de Praia (Jubs Praia), até os Jogos das Atléticas do Espírito Santo (Jaes), finalizado em novembro, incluindo os realizados fora do Espírito Santo.
Durante este período, vários profissionais e estudantes de fisioterapia auxiliaram os atletas no sentido de recuperação pós-jogos e também evitar lesões durante as partidas e competições. Tal prática vem se tornando, cada vez mais, fundamental para que os atletas e as equipes capixabas consigam desempenhar seu papel da melhor forma possível e trazer resultados importantes para o Estado.
Fisioterapeuta da Fuec nos eventos realizados a nível estadual e nacional, Ana Flávia Prates confirmou como essa questão tem sido importante. “A presença dos profissionais de fisioterapia nesses eventos é muito relevante, afinal esporte de alto rendimento e lesão andam juntos, mesmo com todos os cuidados. Muitos atletas não tinham tanta noção da importância do fisioterapeuta e hoje valorizam o trabalho que realizamos”, explica Ana Flávia.
Além de profissionais já formados, a presença de estudantes de fisioterapia também tem se intensificado nesses últimos anos e ajuda a mostrar na prática um pouco da rotina da fisioterapia esportiva – área que pode, no futuro, ser a escolhida por esses alunos para trabalhar. Durante o ano, alunos da Multivix, Unisales, Ufes, UVV participaram dos eventos como estagiários nos eventos.
“Aqui no Estado, são poucas as oportunidades que os estudantes têm de vivenciar o dia a dia do trabalho com fisioterapia esportiva. Poder ensinar para esses alunos e colocá-los dentro dessa área é muito bacana”, comenta a fisioterapeuta.
Presidente da Federação Universitária de Esportes Capixaba (Fuec), Gustavo Amorim frisou que essa é uma prática que continuará sendo adotada nos próximos anos. “A Fuec tem tentado, cada vez mais, se modernizar e oferecer aos atletas tudo que está ao nosso alcance para que eles consigam bons resultados. Sabemos da importância da fisioterapia nesse processo. Por isso, temos levado sempre um profissional para os eventos que participamos”.